Espécies Funcionais - PANC´S
No paisagismo as espécies são usadas comumente para fins ornamentais e de embelezamento, criando arranjos decorativos com a própria natureza. Porém essa beleza vai além da decoração, se consideramos o potencial que cada planta pode ter.
Muitas espécies são comestíveis, outras podem ser repelentes de insetos indesejáveis ou até mesmo atrair borboletas e pássaros e algumas plantas são indicadoras e protetoras do solo. Sabe aquele matinho que normalmente é arrancado? Agora você pode utilizá-lo na sua alimentação, por exemplo, basta conhecer quais são as espécies que têm uma funcionalidade extra. A seguir listamos algumas delas que podem ser utilizadas no seu jardim com o seu respectivo potencial.
PANCS (Plantas alimentícias não convencionais)
As plantas alimentícias não convencionais não são produzidas comercialmente. Elas brotam espontaneamente onde houver espaço e condições para o seu crescimento. É uma ótima opção para diversificar o cardápio e ainda economizar. É importante saber identificá-las e buscar informações de como prepará-las. Nem todas as PANCS podem ser ingeridas in natura, para isso o livro “Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) no Brasil”, lançado em 2014 por Valdely Kinupp e Harri Lorenzi. O livro apresenta 351 espécies com descrição de características e fotografias para facilitar a identificação botânica, além de dicas de uso culinário. Vamos conferir algumas delas abaixo.
Bertalha ou Espinafre-indiano
(Basella alba)
Características: bi-anual, cresce bem a pleno sol, em climas quentes e úmidos e em áreas inferiores a 500 metros acima do nível do mar
Ornamentação: Trepadeira
Funcionalidade: pode ser consumida refogada, aparecer em saladas verdes e ser utilizada em receitas como sopas, farofas, omeletes, tortas e quiches.
Ora-pro-nobis
(Pereskia aculeata)
Características: Perene, sol pleno/ meia sombra
Ornamentação: Pode ser utilizada como trepadeira ou como cerca-viva, muito eficaz devido aos seus falsos espinhos, floresce no verão e outono e suas flores são brancas ou levemente rosadas
Funcionalidade: Suas folhas, secas e moídas ou frescas são a parte comestível, e podem ser usadas em receitas como sopas, omeletes, tortas e refogadas, ou ainda cruas em saladas.
Peixinho
(Stachys lanata)
Características: Perene, sol pleno ou meia sombra
Ornamentação: Herbácea, pode ser utilizada em composição com outras plantas no jardim ou até mesmo em vasos
Funcionalidade: pode ser utilizada para decocção e à milanesa
Taioba
(Xanthosoma sagittifolium (L.))
Características: perene, sol pleno ou meia sombra, tropical e de solos úmidos
Ornamentação: é uma excelente planta palustre no paisagismo de lagos e riachos.
Funcionalidade: podem ser preparadas de variadas maneiras, desde cruas em saladas, como também refogadas
Trevo
(Trifolium repens L.)
Características: perene, luz amena e solo adubado
Ornamentação: Pode ser usado como forração.
Funcionalidade: O trevo-azedo é somente utilizado fresco, nunca seco. É um ótimo remédio contra azia estomacal e indisposições do fígado e digestivas.
LORENZI, harri, KINUPP Valdely, “Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) no Brasil”, 2014
Saiba mais na oficina: Criando Um Jardim Comestível