top of page

Jardim na sacada

Viver uma vida saudável, no meio urbano, é o desafio que tem instigado a pesquisa de profissionais na busca de alternativas viáveis. Podemos perceber isso desde a mudança na área da saúde com dietas focadas em alimentos funcionais até o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para a construção.

Mas você já parou para refletir sobre a importância da vegetação nesta busca de qualidade de vida?

É comprovado cientificamente que o contato com a vegetação traz benefícios para a saúde, não só pela melhoria da qualidade do ar, mas também pelo efeito que esse contato causa ao nosso organismo, podendo reduzir a pressão sanguínea, normalizar os batimentos cardíacos, relaxar os músculos e ativar o cérebro.

E você já parou para pensar que este contato com a vegetação É POSSÍVEL NO SEU APARTAMENTO?

Sim, é possível. E para demonstrar, seguem abaixo, algumas idéias para se criar um jardim na sacada e os cuidados que devemos ter com este tipo de espaço.

1. Pisos

Utilizar madeiras e pedriscos na pavimentação da sacada ajuda a criar um ambiente mais quente e acolhedor, e melhor, a interveção pode ser feita sem ter que retirar o piso existente.

Neste projeto foram utilizadas placas de madeira intercaladas com pedriscos brancos no piso e vegetação abundante criando um ambiente acolhedor e íntimo. Fonte: www.casa.com.br

2. Vasos ou floreiras?

Se o seu edifício não possui floreiras impermeabilizadas e com a devida drenagem já implantadas na sacada, a melhor opção é a utilização de vasos. Isso ajudará a reduzir a propagação das raízes, contendo por sua vez o desenvolvimento da planta neste espaço reduzido da sacada. Além disso, um conjunto harmônico de vasos pode ficar elegante e natural.

A composição com vasos permite a utilização de plantas em diversas alturas, conferindo movimento e naturalidade ao jardim. Projeto da paisagista Ivani Kurbo

3. Estilo

É importante considerar que a sacada é uma extensão do apartamento. O estilo da decoração deve apresentar uma correspondência entre interior e exterior para que se tenha um efeito harmônico.

Neste projeto da arquiteta Gabriela Marques, a combinação de cores vibrantes e de objetos de antiquariado confere um visual retrô à esta varanda. Fonte: Casa e Jardim

4. Plantas e cuidados

Para a escolha das espécies é preciso levar em consideração a direção e intensidade dos ventos e a orientação solar. A orientação ideal para criar um jardim com flores é a leste/oeste. Se a sua sacada está voltada para sul, o indicado é utilizar folhagens que se adaptam com facilidade em ambientes de sombra.

Plantas de sombra: lança-de-são-jorge, pândano espiral, pata-de-elefante, pau-d’agua, asplênio, palmeira-ráfis, lírio-da-paz, antúrio, bromélias de sombra

Plantas de sol: palmeira fênix, moreia bicolor, pleomele, jabuticabeiras, aromáticas e frutíferas

Mesmo em espaços reduzidos de sacadas é possível criar um ambiente natural e aconchegante. Na varanda, a composição harmônica alia bambu- mossô, jabuticabeira, asplênios e orquídeas. Fonte: Delas.ig.com.br

5. Plantas aromáticas, hortaliças e frutíferas

O "jardim comestível" é uma ótima opção para as sacadas. Além de poder contar com temperos frescos para o jantar, cultivar aromáticas, por exemplo, eleva a vibração do ambiente. Alecrim, manjericão, sálvia, cebolinha, hortelã, são espécies indicadas para estes ambientes. Em geral, plantas aromáticas gostam da exposição solar, com exceção do verão, quando o sol é muito forte. Então, nessa época é melhor mantê-las na sombra parcial.

Sobre as hortaliças, alguns exemplos de verduras e legumes que você pode ter na sua casa são alface, tomate, rúcula, cenoura, beterraba, rabanete, cebola e espinafre. Quanto às frutíferas, são indicadas as espécies que têm porte pequeno e crescimento lento, como pitanga, jabuticaba, limão e romã.

Nesta varanda, as espécies aromáticas se misturam com as plantas ornamentais, criando um espaço visualmente atraente e interativo.

E por último: procure estabelecer uma interação com o jardim. Observar a beleza das plantas, colher um fruto ou um tempero, relaxar e ler um livro nestes espaços são atividades que contribuem para se criar um "oásis" de vida e bem estar na sua casa.


Tópicos recentes
Arquivo
Tags
No tags yet.
Facebook oficial
  • Facebook Basic Square
bottom of page