top of page

Palmeiras no Paisagismo

As palmeiras são utilizadas em projetos paisagísticos nacionais por possuírem um aspecto tropical e por sua elegância que as distinguem de outras plantas. Normalmente são adequadas para parques, jardins, calçadas por proporcionarem uma perspectiva na paisagem e também para dentro de residências e shoppings trazendo a natureza para ambientes internos. As palmeiras também podem ser utilizadas em regiões litorâneas por terem um bom desenvolvimento em solos arenosos e com alto teor de sais.


Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico Inhotim

Mas qual a palmeira adequada para cada situação?

Para facilitar esta escolha, selecionamos as espécies mais utilizadas no paisagismo, dividas em categorias: decorativas, altas, adaptadas ao frio e alimentícias.


Decorativas





Altas

As palmeiras normalmente não proporcionam muito sombreamento devido ao seu porte alto ou por possuírem touceiras muito densas e de menor altura. As plantas mais altas são utilizadas em locais como piscinas, jardins e áreas para causar aspecto de praias e spas.

Adaptadas ao frio

A maioria das palmeiras são sensíveis ao frio e a geadas,sendo este um empecilho para serem utilizadas em projetos em regiões do sul do país.Contudo, existem algumas espécies que são tolerantes a este tipo de clima.


Alimentícias

Poucas plantas são tão valiosas para o homem como a palmeira pois além da sua beleza paisagística ela oferece produtos de grande utilidade. Em muitas espécies o estipe

(tronco das palmeiras) é utilizado em construções rústicas como vigas para jangadas e ripas. Quase todos os estipes possuem o palmito que apresenta um sabor muito apreciado pelo homem. Os frutos das palmeiras são de grande importância pois servem não só para a alimentação como também para subproduto como os óleos das sementes. Alguns exemplos de palmeiras com frutos são o jerivá, coqueiro, palmeira babaçu e açaizeiro.



As principais vantagens que podemos destacar na utilização das palmeiras no paisagismo são pela sua fácil multiplicação, podendo ser através de sementes ou por divisão de touceiras. Essa planta também pode ser transplantada já na fase adulta e seu plantio pode ser realizado em qualquer época do ano. Outro benefício é que elas podem ser utilizadas em grupos ou isoladas, mostrando seu grande potencial paisagístico.

A desvantagem do cultivo das palmeiras é que dependendo do estagio de desenvolvimento da planta o custo pode variar de forma significativa. Outra aspecto negativo é que a maioria das palmeiras são sensíveis ao frio e as geadas, não podendo ser utilizadas em projetos de algumas regiões do sul do país.

Tópicos recentes
Arquivo
Tags
No tags yet.
Facebook oficial
  • Facebook Basic Square
bottom of page